top of page

LINHAS

 

LINHA 1

 

Contextos e Dimensões do Desenvolvimento Humano - CDDH

Coordenadora: Anabela de Sousa Pereira

 

Nesta linha pretende-se desenvolver toda uma série de temas e abordar problemas que se prendem directamente com as dimensões do desenvolvimento humano e, designadamente, com as dimensões física, biológica, psicológica (cognitiva, afectiva e volitiva), social, axiológica, cultural.  
Estas temáticas foram investigadas e estudadas no Centro, desde o seu início, em1990, dando origem a vários encontros e colóquios, por vezes, em colaboração com as outras linhas cujos trabalhos foram divulgados em publicações, embora integrando, por vezes, também trabalhos de outras linhas, de que se destacam as seguintes:

 

Cadernos CIDInE, nºs 3 e 6;

 

Livros:  
Portugal, G. (1992). Ecologia e Desenvolvimento Humano em Bronfenbrenner. Aveiro: Ed. CIDInE.
Tavares, J. (Ed.) (1993). Dimensão Pessoal e Interpessoal na Formação. Aveiro: Ed. CIDInE.
Tavares, J. (Ed.) (1994). Para Intervir em Educação. Contributos dos Colóquios CIDInE. Aveiro: Ed. CIDInE.
Almeida, S. L. (1994). Inteligência. Definição e Medida. Aveiro: Ed. CIDInE.  
Tavares, J. Bonboir A. (Eds.) (1995). Activação do Desenvolvimento Humano nos Sistemas de Formação. Aveiro: Ed. CIDInE.
Tavares, J. (1996). Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve. Relações Interpessoais. Porto: Porto Editora.
Sousa, L. (1998). Crianças (Con)fundidas entre a Escola e a Família. Porto: Porto Editora.
Simões, C. M.  Ralha Simões, M. H. (1999). Contextos de Desenvolvimento e Teorias Psicológicas. Porto: Porto Editora.
Tavares, J. (Org.) (2001). Resiliência e Educação. São Paulo (Brasil): Cortez Editora.


Para  mais informações consultar:
http://www.stresslab.pt.vu/
http://www.ua.pt/sas/lua/

 

LINHA 2


Aprendizagem e Construção do Conhecimento - ACC

Coordenadora:  Lívia Andreucci

 

Hoje, mais do que nunca, aprender não é apenas adquirir conhecimento mas sobretudo produzir, construir saber. Esta construção de conhecimento, de saber é uma construção ou co-construção pessoal e social, que pressupõe uma atitude e uma abordagem epistemológica diferente. É esta realidade, esta nova visão do conhecimento e da aprendizagem, porventura, um novo conhecimento e uma nova aprendizagem que é  investigada e estudada nesta linha.
Vários estudos e pesquisas foram realizados nesta direcção, desde 1990, com base em investigações efectuadas no âmbito do PIDACS (Projecto de Investigação em Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão) e aprofundadas posteriormente, entre as quais se destacam:

 

Cadernos CIDInE n.º 4, 1992;

 

Livros:
Tavares, J. (1992). A  Aprendizagem como Construção do Conhecimento pela via da Resolução de Problemas e da Reflexão. Aveiro: Ed. CIDInE.
Simões, C. M. (1996). Desenvolvimento do Professor e a Construção do Conhecimento Pedagógico. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Almeida, L.  Tavares, J. (Org.) (1998). Conhecer, Aprender, Avaliar . Porto: Porto: Editora.

 

 

LINHA 3

Desenvolvimento Curricular e Formação - DCPF

Coordenador:  Ramiro Marques

 

 

Qualquer projecto de formação é indissociável de uma certa  concepção de desenvolvimento curricular. Nesta linha, pretende-se precisamente pôr em evidência investigações que se constelam nessa perspectiva. Por outro lado, acentua-se a ideia de currículo como um instrumento de formação considerando-o como um dos principais actores de formação, a saber: os alunos, os professores, o currículo e as organizações (dimensão institucional) dentro de determinados contextos ideológicos, políticos mais ou menos favoráveis.
Também aqui separada ou em ligação com outras linhas foram realizados certos trabalhos no âmbito de diversos eventos que deram origem a algumas publicações das quais, a seguir, se enumeram as principais:

Cadernos CIDInE n.º 2, 1992;

 

Livros:  
Cró, M. L. (1998). Formação Inicial e Contínua de Educadores/Professores. Estratégias de Intervenção. Porto: Porto Editora.
Roldão, M. C. (1999). Os Professores e a Gestão do Currículo. Perspectivas e Práticas em Análise. Porto: Porto Editora.
Marques, R. Roldão, M.C. (Org.) (1999). Reorganização  e Gestão Curricular no Ensino Básico. Reflexão Participada. Porto: Porto Editora.
Araújo e Sá, M. H. (Org.) (2000). Investigação em Didáctica e Formação de Professores. Porto: Porto Editora.  
Roldão, M.C. Marques, R. (Org.) (2001). Inovação, Currículo e Formação. Porto: Porto Editora.

LINHA 5 

Docência e Inovação no Ensino Superior - DIES

Coordenador: José Tavares
 
Membros:
Ana Paula Cabral, Ana Vitória Baptista, Carlota Thomaz, Carolina Sousa, Dayse Souza, Diolinda Ribeiro, Fernando Gonçalves, Iria Brzezinski, Isabel Huet, José Bessa, Lurdes Cró, Isabel Alarcão, Marília Rua, Rui Santiago, Sandra Pinto, Sara Monteiro, Sandra Valadas, Vera Lúcia Bazzo, Vera Placo.


Contextualização:
Embora não tenha estado ausente das preocupações do Centro, no seu início, de uma maneira explícita e autónoma, esta temática passou um pouco pelas outras linhas. Dada, porém, a importância de que, hoje, se reveste a docência e a inovação no ensino superior e dos trabalhos realizados por muitos investigadores do CIDInE, fazia todo o sentido dar-lhe mais visibilidade e atenção pelo que em 1997 se decidiu abrir uma nova linha de investigação, neste âmbito.

A sua incidência, nas actividades de formação e de pesquisa, será colocar o acento da pesquisa na docência e aprendizagem do futuro no ensino superior que, a avaliar pelas tendências que começam a emergir, designadamente, no contexto de Bolonha. Trata-se de uma transformação que se espera que seja  profunda e radicalmente diversa como já se pode constatar no processo em curso para responder às exigências da educação do novo cidadão que as sociedades precisam em função dos desafios distintos e extremamente exigentes que se lhe colocam.

Procurar-se-á investigar, nesta linha, a própria pesquisa, a docência e a formação no ensino superior numa perspectiva de aprofundamento e inovação, tendo em conta o maior sucesso académico dos alunos, dos professores e das próprias instituições sem esquecer o currículo na sua dimensão instituída e instituinte como instrumento de formação em função dos novos públicos e da gestão da nova informação sobre os mais variados domínios bem como a experiência feita e acumulada no decorrer dos tempos em conhecimento e novas práticas.

Esta linha de investigação, que se vem desenvolvendo desde 1997, a partir de projectos de investigação para mestrado e doutoramento de alguns dos seus membros e respectivos orientadores, procura dar-lhe mais profundidade, consistência e abrangência com prioridade para as áreas de docência e inovação que a reforma de Bolonha veio incentivar na sequência de investigações que se vinham realizando anteriormente.
 
Os trabalhos científicos dos membros sobre esta temática, alguns dos quais publicados nas Colecções CIDInE e NovaCIDInE, editadas pela Porto Editora, são bem significativos da importância de que se reveste a presente linha.

Objectivos

• Criar condições de discussão e reflexão conjunta sobre temas do ensino superior tendo em conta as necessidades das instituições, a actualização e revisão dos currículos e programas de formação bem como a formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos seus principais actores.
• Apresentar e discutir investigações realizadas, a realizar, ou em curso, nas instituições de pertença dos membros
• Divulgar questões, temas, resultados de investigações e principais conclusões sobre o ensino superior e a sua disseminação pelas respectivas instituições.
• Dar visibilidade à conceptualização que, sobre esta matéria, os vários membros têm vindo a realizar.
• Constituir uma retaguarda de pensamento para lançamento de novos projectos na área do ensino superior.
• Criar condições de assessoria no ensino superior.

 

Mais informação sobre esta linha de investigação.

 

 


 

LINHA 4

Supervisão e Desenvolvimento Profissional e Institucional - SDPI

Coordenadora: Isabel Alarcão

Sub-coordenadora: Maria João Amaral

 

Membros:
Álvaro Leitão, Carlota Tomaz, Ana Isabel Andrade, Deolinda Ribeiro, Flávia Vieira, Idália Sá-Chaves Lúcia Oliveira, Manuel Bernardo Canha, Maria Alfredo Moreira, Maria do Céu Roldão, Maria João Amaral, Maria José Sá-Correia, Marlene Miguéis, Ofélia Libório, Teresa Serrano, Vera Placo, Vera Lúcio Bazzo
 

Contextualização:
A formação, inicial e contínua, dos recursos humanos é reconhecida como elemento estruturante da vida dos profissionais e, através destes, das organizações em que se inserem. A criação de contextos formativos e a supervisão do desenvolvimento profissional têm suscitado, no passado recente, o interesse de formadores e investigadores.

Da teorização sobre práticas exercidas e da reflexão inerente ao acompanhamento de propostas inovadoras vai emergindo um corpo de conhecimentos em redor do que significa "fazer supervisão" e "ser supervisor". Numa perspectiva de promoção da qualidade, os contextos formativos e as pessoas em formação encontram na supervisão uma mais-valia.

Face à relevância que hoje adquirem os recursos humanos no desenvolvimento dos projectos institucionais, a supervisão é entendida na dupla dimensão das pessoas e das organizações em que estas se constituem. Abrange a formação inicial e contínua na lógica da formação e do desenvolvimento, simultaneamente autonomizante e colaborativo, ao longo da vida. Não se limita à formação de professores, mas abarca uma vasta gama de formações profissionais. Interessa-se pelos fenómenos de desenvolvimento pessoal/profissional mas também pelo desenvolvimento das instituições aprendentes e qualificantes.

Esta linha de investigação que se vem desenvolvendo desde o início do CIDInE, em 1990, continua os trabalhos realizados no âmbito do PIDACS (Projecto de Investigação em Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão) e procura dar-lhe mais profundidade, consistência e abrangência com prioridade para as áreas de formação de educadores, professores e profissionais de saúde, tendo-se aberto, mais recentemente, à área institucional.
 
Os trabalhos científicos dos membros sobre esta temática, alguns deles publicados nos Cadernos CIDInE e nas Colecções CIDInE e NovaCIDInE, editadas pela Porto Editora, são bem significativos da importância de que se reveste a presente linha.


Objectivos:
• Criar condições de discussão e reflexão conjunta sobre temas de supervisão.
• Apresentar e discutir investigações realizadas, a realizar, ou em curso, nas instituições de pertença dos membros
• Divulgar questões, temas, resultados de investigações sobre supervisão.
• Dar visibilidade à conceptualização que, sobre esta matéria, os vários membros têm vindo a realizar.
• Constituir uma retaguarda de pensamento para lançamento de novos projectos na área da supervisão.
• Criar condições de assessoria em supervisão.


Produção científica dos membros

Em publicações e colecções CIDInE:

Cadernos CIDInE
n.ºs 1 e 5
 
Livros:
Alarcão, I. (Org.) (1995). Supervisão de Professores e Inovação Educacional. Aveiro: Ed. CIDInE.
Ralha Simões, H. (1995). Dimensões Pessoal e Profissional na Formação de Professores. Aveiro: Ed. CIDInE.
Alarcão, I. (Org.) (1996/2000). Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Porto Editora. Colecção CIDInE.
Sá-Chaves, I. (Org.) (1997). Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional. Porto: Porto Editora. Colecção CIDInE.
Alarcão, I. (Org.) (2001). Escola Reflexiva e Supervisão. Uma Escola em Desenvolvimento e Aprendizagem. Porto: Porto Editora. Colecção CIDInE.

 
 

Através do seguinte link pode consultar a lista completa das publicações dos membros desta linha 4 sobre o tema (circunscrita àqueles cujo título contenha o descritor “supervisão”) link

 

Outros materiais

Vídeo "Repensar os Currículos - Reflexões sobre um processo na Universidade de Aveiro.Colóquio "A reforma curricular na busca da melhoria de qualidade do ensino"ISCED - Huíla, Angola11-13 de outubro 2013

Isabel Alarcão.

parte 1

parte 2

parte 3

parte 4

parte 5

bottom of page